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5 dicas de ouro para atender bem ao telefone na empresa

Na área corporativa o atendimento ao telefone vale ouro.

Mesmo com a chegada de novas tecnologias, o atendimento ao telefone ainda é um meio extremamente importante para contactar as empresas, por isso, os clientes que entram em contato devem ser muito bem tratados. Pensando nisso, criamos este post com dicas de ouro que podem ajudar os atendentes no atendimento ao telefone e até mesmo criar um vínculo com o cliente, resultando em ótimos negócios.

Quer saber como? Então leia até o final e descubra como melhor atender seus clientes ao telefone.

Seja sempre gentil e educado

Nem sempre é possível saber se quem está do outro lado da linha, será mesmo um cliente em potencial. Sendo assim a cordialidade deve fazer parte da rotina do atendimento ao telefone. Apresente-se de forma prestativa e simpática, ainda que porventura alguém lhe pergunte coisas óbvias ou fale muito, dedique-se a ouvir e responder sendo sempre solícito.

Demonstre boa vontade

Demonstre um verdadeiro interesse em ajudar a solucionar um problema ou em esclarecer uma dúvida de quem está ligando. Um tom de voz depreciativo é facilmente percebido e pode arruinar as possibilidades de um bom negócio.

Anote bem os recados

Anote corretamente os recados. É absolutamente desagradável e importuno receber recados que sejam impossíveis de dar um retorno ou estejam incompletos. Faça o máximo de anotações: nomes completos, telefones, endereços, assuntos e tantos quantos forem os dados necessários a quem possa interessar.

Evite deixar o cliente aguardando na linha

O atendimento ao telefone deve ser considerado tão importante quanto o presencial. Se a pessoa que telefonar não puder imediatamente ser atendida, peça que aguarde na linha por um curto período de tempo. Se perceber que o tempo vai exceder, peça o contato e retorne assim que possível. Faça isso com muita educação e simpatia. Se a pessoa não quiser deixar o contato, peça para que ela ligue depois, mas evite deixá-la esperando, pois em geral isso aborrece quem liga.

Procure focar sua atenção total no cliente

Se você se distrair com outras tarefas enquanto fala com o cliente, ele certamente perceberá. O ideal é que você dê total atenção ao falar ao telefone com um cliente, assim ele sentirá que tem um tratamento diferenciado.

E então? O que achou destas dicas?

As dicas aqui podem auxiliar a um bom atendimento, mas é preciso se informar sobre a conduta de cada empresa. Procure saber quais as normas e os procedimentos dentro da instituição para qual você trabalha. Agora é só colocar em prática e melhorar ainda mais o seu atendimento por telefone.

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Até o próximo post.

Author:
Andre Barral
About:
Gerente de Atendimento ao Cliente, Consultor de ICT (Tecnologia da Informação e Comunicação), Coaching em Projetos de TI, Administrador de Empresas, Palestrante.
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